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NOGÓCIOS SOCIAIS NA FACULDADE: UMA INSPIRAÇÃO PARA O SEU TCC


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NOGÓCIOS SOCIAIS NA FACULDADE: UMA INSPIRAÇÃO PARA O SEU TCC

05 DE JULHO DE 2017

Sempre me interessei por causas sociais e, particularmente, tenho um amor imenso pela África. A HEVP chegou até mim no começo de 2015 através de uma palestra que o Lucas fez na ESPM Rio onde conseguiu me mostrar que é possível juntar meus dois amores. Não diria que foi uma palestra, mas, sim, um encantamento. A paixão que eu senti ali na hora, o amor que eu vi que o Lucas tinha pelo o que fazia, encheram meus olhos. Já saí do auditório com a camiseta Hindu Cast que é carro chefe da marca, comprei literalmente a causa.

Depois disso, confesso que me afastei um pouco do mundo da Hevp. E, assim, no segundo semestre de 2016 chegou o temido TCC! Me formei em Publicidade e Propaganda e lá temos 3 opções para nossa tese. Eu e meu grupo optamos por fazer Consultoria e foi assim que chegamos até a marca - nós procuramos por uma empresa nova, que defendesse algo que a gente acredita e que tivesse uma pegada social de verdade.

Já trabalhei na Reserva e tinha visto um pouco de perto o projeto 1P5P (a cada 1 produto comprado, 5 pratos de comida eram doados), mas ao estudar mais a HEVP e ver o que esses meninos fazem, foi de encher os olhos. Resumindo para quem não sabe, a HEVP é pioneira nisso de 1 para 1, de doação, e ver o Lucas viajando pra poder DOAR é a coisa mais linda do mundo! No começo do projeto era assim: você comprava um produto e os meninos doavam um uniforme (ou comida/material escolar) para uma criança que precisa.

O primeiro semestre, nós fizemos um plano de marketing para empresa e, através disso, pudemos realmente conhecer a HEVP. Fiquei totalmente encantada e curiosa, fazendo com que o TCC fosse ficando mais leve. O Lucas e o Juriel sempre foram prestativos, mesmo quando viajando (para vocês terem noção, Lucas estava em lua de mel no Japão e, mesmo assim, nos respondia com a maior simpatia do mundo). Sempre fizeram questão de passar o que era a marca (tanto para as pessoas quanto o que ela significava para eles), tirar todas as nossas dúvidas e mostrar qual era dessa pegada social que eles tanto falavam.

O segundo semestre fizemos o plano de comunicação e aí pudemos desenvolver um lado mais criativo da marca e tentar mostrar o que os meninos queriam passar para quem a conhecesse. Ao estudarmos muito, conseguimos entender o tal do "engajamento social" que eles sempre tentaram passar às pessoas. E, a partir disso, eu vou tentar explicar para vocês quão gratificante foi conhecer esse universo.

Como falei acima, o projeto dos meninos ao criar a marca era fazer doação de 1 pra 1. Mas, com o amadurecimento, eles aprofundaram o conceito de fazer a diferença. Eles saíram de negócio social para impacto social. E o que isso significa? Significa que, ao invés de caírem no mesmo ciclo de doar um uniforme para uma criança, hoje eles investem numa família inteira. Por meio de investir nas pessoas dando curso de finanças para uma mãe, por exemplo, eles ajudam os adultos a terem oportunidade de desenvolver um projeto e empreender. Assim, o adulto teria uma estabilidade para poder ajudar sua família e melhorar a economia local. Depois que essa família se estabilizar, ela devolve o dinheiro investido no seu desenvolvimento para ser possível investir em outras famílias.

Deu pra entender como esse engajamento social melhora a vida das pessoas? Imagina então poder ajudar esse projeto e ainda usar produtos super maneiros, com uma qualidade bizarra de boa!

Foi um ano estudando a HEVP, fazendo a Consultoria, e confesso que foi um caso de amor maravilhoso! Seria gratificante se todo mundo que fosse empreender entendesse como é significante poder ajudar o próximo. Seria tão bom todo mundo entender que a HEVP é muito mais que uma empresa com estampas legais de viagens, ela é uma empresa que muda a vida dos outros!!! A marca foi a praticamente a primeira a começar com essa pegada social, logo depois outras empresas começaram a fazer o mesmo e tenho certeza que os meninos têm uma boa parte de inspiração pra isso.

Na nossa Consultoria, criamos uma assinatura de marca para a HEVP que é a cara da marca e eu a acho autoexplicativa:

 

"HEVP, VESTINDO PESSOAS, TRANSFORMANDO VIDAS!"

 

Beijos,

Thereza Teófilo.

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