Home / Blog /

E.L.A.S: CAMPEONATO DE SKATE FEMININO


Parceiros HEVP

E.L.A.S: CAMPEONATO DE SKATE FEMININO

05 DE SETEMBRO DE 2017

No dia 06 de agosto, aconteceu em Maringá o primeiro campeonato de skate feminino. Com o nome de: E.L.A.S (Evento Livre de Amantes do Skateboard), o evento propôs um espaço de interação, incentivo e troca cultural. 

Sabemos que a cena do skate é forte na Cidade Canção, além de contar com grandes nomes de skatistas profissionais, a cidade já foi cenário para documentários de skate, e programas de tv como o "Pela Rua" do canal OFF, e atualmente conta com mais de 20  skateshops.   Partindo desse contexto, o evento E.L.A.S surgiu com o intuito de promover a cultura  do skate local,  e fortalecer o  skate feminino! É fácil encontrarmos meninos andando nas pistas e ruas da cidade e mandando tricks de alto nível, isso porque a cena do skate ainda é predominantemente masculina, mas não que as meninas não queiram também fazer parte dessa cultura ou não gostem, mas muitas vezes se sentem intimidadas ou não tem companhia feminina e acabam perdendo a motivação.  Então foi no Go Skate Day (evento internacional que acontece anualmente em diversas cidades), onde quatro meninas que curtem o skate e a cultura de rua em uma conversa despretensiosa notaram que haviam em comum um sonho: Promover um evento voltado para o publico do skate feminino e o desejo por incentivar as minas a crescerem no skate. Já que muitas vezes o apoio é quase nulo até mesmo dentro da própria casa por ser considerado um "esporte masculino".

Entendemos que o skate é uma cultura urbana livre de preconceitos, assim como muitos promovem a união e igualdade dentro desse cenário, com a ideia de reforçar essa visão o E.L.A.S uniu essa galera numa tarde de domingo, com muito sol, skate e arte urbana! A primeira Jam Session Feminina em Maringá, teve 9 atletas participantes e todas ganharam premiação, a colocação de primeiro segundo e terceiro lugar ficaram com: Eduarda Grego, Sabrina Cismer e Aline Melo,  que mandaram sequências de tricks de alto nível!  

Foi incrível ver as meninas trocando experiências e incentivando umas as outras, o empoderamento feminino é necessário para que elas tomem liberdade e se sintam confortáveis em usar dos espaços que também são delas. Mesmo o campeonato sendo primordialmente para as skatistas, teve também um Best Trick masculino, Leonardo Gonçalves foi o vencedor, afinal a ideia é promover a igualdade entre homens e mulheres, pois juntos evoluímos!  

Junto com o skate, tivemos a participação do grupo de dança Action B-Girls que nos prestigiou com uma apresentação irada de break e o grupo Cia Jah Bless que quebrou tudo com 2 apresentações de peso! Para enriquecer mais ainda o evento, tivemos a participação e colaboração da Mc Lubs e DJ Amanda Frank que representaram muitíssimo bem as minas na cena do rap nacional além de conduzirem a batalha do conhecimento (batalha de rima em que são sorteados temas) que contou com a vitória da MC JRM. As meninas de Campo Mourão do  grupo Cypher Efeito Holístico de Campo Mourão representaram no evento também.

 

Um abraço, 

Larissa Rogatschenko, uma das organizadoras do evento. 

Fotos: BanksInTheNight Maringá e Wa Vissoci 

COMPARTILHE ESSE POST

COMENTÁRIOS