Home / Blog /

FESTIVAL DAS LUZES NA ÍNDIA


Viagem

FESTIVAL DAS LUZES NA ÍNDIA

05 DE ABRIL DE 2018

No dia 30 de novembro é celebrado o Diwali na Índia, um festival de tamanha importância que pode ser comparado com o nosso Natal.

A história do Diwali é a respeito do Lord Rama, que durante seu exílio teve sua esposa sequestrada por um demônio e, após vencer uma guerra para salvá-la, voltou a sua cidade de origem e foi recepcionado com muitas luzes e muita alegria. O Diwali é a celebração da vitória das luzes contra as trevas, da prosperidade contra o mal.

O feriado do Diwali dura 5 dias. Hoje em dia é comemorado com muita comida, doces, velas, pisca-piscas e fogos de artifício. Tantos fogos que a cidade inteira fica esfumaçada e cheirando a pólvora, mesmo com todos os protestos nas mídias e redes sociais pedindo um Diwali com menos poluição.

 

Eu, que sempre fui apaixonado por diversas culturas, maneiras de viver e portanto, intrinsecamente, diversas religiões, vim para a Índia com uma vontade imensa de entrar pelo menos um pouco nesse mundo. Queria ver rituais, festas, orações, tudo o que fosse possível. No entanto, preocupava-me por ser estrangeiro, vindo de outra religião, e pensava que talvez seria um pouco difícil vivenciar isso tudo...
Quando a oportunidade de celebrar o Diwali apareceu eu me senti extremamente feliz. Meu amigo, que havia me convidado para a cerimônia da sua família, não entendeu muito bem o motivo, mas para mim, estar ali, vendo a adoração que eles fazem a Deus, de uma forma completamente diferente, simples e ao mesmo tempo muito pomposa, cheia de artifícios e ao mesmo tempo muito pura e verdadeira, foi uma das coisas mais lindas que eu já vi em toda a minha experiência na Índia e, por que não dizer, em toda a minha vida.
Nas adorações ora-se, canta-se, entrega-se oferendas, pede-se e simplesmente demonstra-se a fé naquilo que está a sua frente.
Gratidão resume tudo o que vivi!

- André Medeiros, parceiro Hevp.

COMPARTILHE ESSE POST

COMENTÁRIOS