Home / Blog /

7 DESTINOS QUE VOCÊ VAI SONHAR EM VISITAR


Viagem

7 DESTINOS QUE VOCÊ VAI SONHAR EM VISITAR

12 DE ABRIL DE 2018

Agosto de 2011. Lá se vão seis anos desde o meu primeiro mochilão.

É claro, desde então eu não viajei o quanto gostaria, mas de maneira alguma posso reclamar. Depois daquela primeira trip, que culminou na chegada a Machu Picchu, rodei por alguns lugares da América do Sul, tive a chance de ir à Europa, fui morar na Patagônia e recentemente estabeleci uma relação de amor e ódio com a Índia. E conforme vou completando o mapa com os lugares onde já estive, outros pontos vão surgindo. É uma concorrência desleal e, muito provavelmente, eu nunca vou me dar por satisfeito.

Neste post eu vou dividir com vocês os locais que eu anseio por um dia por meus pés e ver com meus próprios olhos. É uma pequena lista, que talvez faça mais sentido para mim do que para você, mas que vale ser compartilhada.

Prioridades na imensa lista de “lugares para visitar”:

1- Antártida

A Antártica é, provavelmente, o último lugar “não ferrado” na Terra. E as chances de alguém ir para lá, ainda que com uma crescente quantidade de ofertas de cruzeiros, continuam remotas. Pinguins, focas e gelo. Imagino que essa seja uma das viagens mais impactantes que alguém possa fazer, tanto pela dificuldade de acesso quanto pelas paisagens que esperam por lá.

Mas o que é realmente me intriga é saber mais sobre essas comunidades de pessoas que optam por viver e trabalhar no ambiente mais severo da Terra. Trabalhar longas horas em condições adversas e isolados por meses a fio em apoio à aquisição de conhecimento e à essa disciplina cada vez mais impopular chamada "ciência", me parece louvável.

 

 

2 - Congo, África

Desde que eu comecei a ler o Coração das Trevas de Joseph Conrad, passei a imaginar como seria uma viagem de barco subindo o Rio Congo, retornando aos tempos remotos em que natureza era soberana. Mas, provavelmente - e infelizmente -, levará algum tempo até que possamos fazer essa travessia sem qualquer preocupação.

Devastado pela ganância do imperialismo belga e hoje controlado por centenas de grupos revolucionários guerrilheiros, o que deveria ser um grande país tornou-se uma manta de retalhos.

Ocupando uma massa ingovernável do tamanho de toda a Europa Ocidental agrupada, a República Democrática do Congo deveria ser o país mais rico da África. Possui o equivalente a trilhões de dólares em recursos como diamantes, ouro, minerais, provavelmente petróleo, urânio e energia hidrelétrica. No geral, essa região tem tudo o que o mundo precisa e deseja. E essa é a sua maldição.

 

 

3- Mianmar, Ásia

Dizem que as coisas realmente começaram a mudar em Mianmar, mesmo que ainda exista um regime militar encarregado. Eles ainda possuem alguns negócios desagradáveis e questionáveis acontecendo nas partes do país, mas as pessoas estão, pela primeira vez em mais de meio século, relativamente livres para falar.

Mesmo que baseado no puro achismo, eu vejo Burma como um dos pontos ainda intocados do sudeste asiático. Um local que, por estar abrindo suas portas depois de tantas décadas, ainda não teve tempo suficiente para ser minado pelos males do turismo.

 

 

4 - Tuvalu, Oceania

Esse é um país com os dias contados. Cercado pelo oceano, essa nação, possivelmente, será a primeira a desaparecer do mapa devido à mudança climática.

Composto por nove ilhas, o pequeno paraíso que sobrevive do mar agora sido encurralado pelo mesmo. Ninguém sabe ainda em que ritmo as águas do Pacífico Sul vem avançando sobre os atóis de Tuvalu, mas as chances desse lugar não conhecer o próximo século são enormes.

 

 

5 - Cuba, América Central

Eu sempre ouvi que Cuba é uma bomba relógio à beira de, entre outras coisas, um boom turístico. Um lugar que em breve terá suas portas escancaradas à todos e uma fachada do McDonald's bem ao lado do rosto de Che Guevara.

Das poucas pessoas que conheço e realmente estiveram por lá - dentre elas minha mãe -, o discurso comum é que o povo cubano é excepcionalmente orgulhoso, engenhoso, educado e alegre. E mesmo desmoronando e negligenciada, o aspecto intocável faz Havana parecer umas das cidades mais bonitas de toda a América.

 

 

6 - Vietnã, Ásia

Halong Bay, Hanoi, Citadel, Trilha Ho Chi Minh. Todos esses lugares seriam motivos suficientes para uma viagem ao Vietnã. No meu caso - e dificilmente eu conseguiria explicar o porquê - acabei atraído por algo muito mais simples, que eu até poderia encontrar por aqui, mas que certamente não teria o mesmo gosto e o prazer do que quando servido em uma mesa de plástico em uma calçada asiática: Pho.

Talvez eu seja mais uma das vítimas dos programas de televisão sobre culinária mundo afora, mas se existisse um último pedido que eu pudesse fazer nessa vida, acredito que provar essa sopa vietnamita estaria brigando pela primeira colocação.

 

 

7 - Islândia, Europa

Vulcões ativos, aurora boreal, campos de gelo, Lagoa Azul e uma paisagem lunar. Nesse caso, qualquer busca rápida no Google fará você entender. Em alguns momentos, imagens falam por si só.

 

 

- Por Guilherme Hoefelmann, parceiro Hevp.

COMPARTILHE ESSE POST

COMENTÁRIOS