Home / Blog /

CONHEÇA: ARMAÇÕES DE BÚZIOS


Parceiros HEVP

CONHEÇA: ARMAÇÕES DE BÚZIOS

11 DE SETEMBRO DE 2018

HISTÓRIA

A região de Búzios, muito antes da chegada dos Portugueses; já habitavam tribos tamoios e Goytacazes. O que se conhece hoje por “Praia dos Ossos”, entre 1700 e 1740, iniciou-se a exploração da pesca das baleias, a qual chamava de “Enseada de Búzios”. Com inúmeras enseadas e portos naturais, piratas franceses, ingleses e holandeses tiveram atividade intensa.

Por conta disso, há afirmações de que Búzios se chamava “Armações das Baleias”. Segundo Cunha (1996), no século XVI era os índios tupinambás que ocupavam esta área, onde praticavam a pesca, a caça e o cultivo de mandioca e de milho. Eles mantiveram estreitas relações com corsários e contrabandistas franceses, que se escondiam na localidade para contrabandear madeiras de lei principalmente o pau-brasil e, vender escravos.

A praia de Manguinhos pode-se apreciar o cais de pedras feito pelos escravos.

 Pôr do Sol no Porto da Barra, o cais de Manguinhos

  

Armação dos Búzios ou apenas Búzios, é um dos mais falados balneários do Brasil. Junto a Arraial do Cabo e Cabo frio, forma-se o “caribe” brasileiro. A península de Búzios tem uma extensão de aproximadamente 8km rodeado de ilhas e com mais de 20 praias de todos os estilos e gostos.

 

O que já foi uma pequena vila de pescadores, atualmente, é um dos lugares mais charmosos do Brasil, seja na baixa ou alta temporada. A cidade recebe correntes marítimas do Equador de um lado e correntes marítimas do Polo Sul do outro, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais, destacam-se:

Geribá, ótima para surfar.

Manguinhos, pra quem gosta de velejar e fazer kite surf (principalmente entre agosto e outubro que é temporada dos ventos).

João Fernandes, João Fernandinho, Azeda e Azedinha, são as praias mais turísticas.

Tartaruga, Rasa, Ferradurinha, Ferradura e Brava, são mais tranquilas e ótimas para famílias e crianças.

Olho de Boi, é uma praia reservada para o Nudismo

 

Praia dos Amores e para casais apaixonados

 

Esse píer fica no canto direito de Manguinhos, seguindo pela orla e indo em direção a ponta de Manguinhos. Ótimo lugar para ver o pôr do sol e é bem provável que tenha poucas pessoas ou ninguém. O cais (ou Porto da Barra) é o lugar favorito dos turistas e estará cheio de gente nessa mesma hora. Então, se a maré tiver baixa, vá até o segundo píer.

 

Praia de Geribá

 

Se você tiver disposição e espírito aventureiro, pode ir desbravando algumas partes da península “escalando” algumas pedras. Precisará ter sorte de a maré estar baixa e assim, ter mais segurança nas passagens dos lugares. Eu conheci toda a península do lado esquerdo caminhando pela orla, indo pelas pedras.

Saí de João Fernandes, na ponta e vim até Manguinhos. Foram 13,5 km’s de extensão e no trajeto passei pelas praias: Azedinha, Azeda, Ossos, Praia do Canto, Amores, Canto das Virgens, Tartaruga, Ponta de Manguinhos e Manguinhos.

E também do lado direito fiz de Geribá até a Ferradura. Até a Ferradurinha, também fui contornando pelas pedras e depois segui a trilha até a Ferradura.

Por outro lado, não recomendo fazer essa aventura se você tem medo de altura, não tem um bom condicionamento físico e principalmente não gosta de aventura. O que se pode fazer, é seguir algumas trilhas entre praias.

 

Porém, esse visual visto por cima, é pelas trilhas com grau de dificuldade alto por cima das pedras

 

 

 

Você pode pagar para mergulhar com as empresas que cobram super caro e ficar cerca de 15 minutos. Obviamente eles te levarão nos “pontos certos” para mergulhar e avistar tartarugas (o que também não é certeza). Ou você pode alugar máscaras de mergulhos e fazer mergulho livre.

As melhores praias pra ver tartarugas são no turístico João Fernandes, na Ferradurinha ou em Manguinhos.

Se você sabe mergulhar, tem máscara (ou alugue), vá até a Ferradurinha, fique no canto das pedras e é 100% certeza que avistará tartarugas.

Foi o que eu fiz. Na real, fiz amizade com um argentino que trabalha nessas empresas e fizemos uma “parceria”. Fiz umas fotos dele mergulhando em troca de uma máscara de mergulho :)

 

Eu já tinha ido até a Praia da Ferradurinha e sem brincadeiras, já havia visto cerca de umas 12 tartarugas nadando perto das pedras, enquanto estava sentado numa manhã de sábado.

 

A praia Azedinha é um ótimo lugar para mergulhar e muito provavelmente encontrará a água clara e limpinha. Chegue antes das 8am e terá a praia só pra você, rs

 

A Baixa Temporada que vai entre julho até meados de outubro, é uma ótima opção para economizar com hospedagens e alimentação. Porque na alta temporada, é tudo muuuuuito caro.

De qualquer forma, Búzios merece sua visita. É Brasil! É incrível!

E lembre-se de usar sua HEVP nas trips, pra ter mais estilo <3

 

- Fayson Merege, Hevper.

COMPARTILHE ESSE POST

COMENTÁRIOS