Home / Blog /

CONHEÇA: OS SEGREDOS E ENCANTOS DA TANZÂNIA


Parceiros HEVP

CONHEÇA: OS SEGREDOS E ENCANTOS DA TANZÂNIA

20 DE SETEMBRO DE 2018

O continente africano é fascinante e cheio de países incríveis para se conhecer. Um deles, sem dúvidas, é a Tanzânia. Lá, é possível ter a autêntica experiência de um safári, em lugares como o Serengeti ou a Cratera de Ngorongoro e, de quebra, ainda curtir as praias azuis turquesas de Zanzibar.

 

O Serengeti, um parque nacional de 1,5 milhão de hectares, no coração da Tanzânia, é o lugar perfeito para apreciar a grandeza cênica do continente e observar o movimento dos animais, no incrível fenômeno da Grande Migração.

A grande migração é considerada uma das maravilhas da natureza e um dos maiores espetáculos do mundo animal. O fenômeno consiste, resumidamente, no movimento anual de mais de 2 milhões (!) de herbívoros (são milhares de gnus, zebras, gazelas e tantos outros animais), cruzando o país, do sul rumo ao norte, em busca de água, comida e um lugar tranquilo para reprodução.

 

Serengeti quer dizer “planície infinita” no idioma Maasai e, ao chegar lá, é possível entender de imediato o significado do nome. A geografia plana do lugar parece não ter fim e os animais são avistados a se perder de vista. Uma coisa linda de se ver!

Poder observar o comportamento desses milhares de animais, em um momento tão marcante, com o cenário do Serengeti como pano de fundo, é um privilégio inesquecível!

 

A Cratera de Ngorongoro é uma das maravilhas naturais da Tanzânia. Lá é possível ter a incrível experiência de fazer um safári dentro de uma imensa cratera!

A cratera era, originalmente, uma montanha vulcânica enorme (dizem que maior que o monte Kilimanjaro), que colapsou, ao entrar em erupção. Nesse momento, suas bordas “caíram para dentro”, formando uma área enorme e plana com bordas nos entornos.

Além de ter ganhado um visual de tirar o fôlego de lindo, a cratera se tornou um ecossistema perfeito para os animais que vivem nela, afinal, não há motivo para que saiam de lá, já que tudo que eles precisam (comida, água, lugar tranquilo para reprodução etc.) pode ser encontrado dentro da cratera.

Esse ecossistema perfeito garante uma abundância de espécies enorme e faz com que o lugar seja ideal para um safári! Além da quantidade de animais, o visual surreal de lindo da cratera ajuda a tornar toda a experiencia muito mais especial.

Uma viagem pela Tanzânia não estaria completa sem conhecer, por fim, Zanzibar, um arquipélago incrível, localizado no Oceano Índico, a 30 km do país. Apesar de fazer parte da Tanzânia, Zanzibar tem status semiautônomo e elege o próprio presidente.

 

Ao contrário do que muitos pensam, Zanzibar é um arquipélago enorme e para conhece-lo bem, vale a pena eleger várias bases, como as praias de Paje – próxima ao famoso restaurante The Rock, cartão postal do arquipélago – e de Nungwi, onde se encontra a água mais turquesa de Zanzibar, na opinião de muitos.

Além das praias turquesas e paradisíacas, vale a pena também conhecer Stone Town, que seria equivalente à capital de Zanzibar. Essa é a parte mais antiga da ilha e guarda muita história. O lugar é patrimônio mundial da UNESCO, cidade natal de Freddie Mercury e, historicamente, principal base para mercadores árabes.

Devido a sua localização estratégica, a “cidade de pedra” era um ponto de encontro entre África e Arábia, o que resulta, até os dias de hoje, em uma mistura de culturas, sabores, cheiros e cores incrível. Stone Town faz parte daquela categoria de lugares mágicos que te faz viajar no tempo e te transporta para uma outra era.

 

Enfim, a Tanzânia guarda muitos segredos e lugares incríveis para se visitar e com certeza merece entrar na lista de desejos de todo viajante!

 

- Camilla Ribeiro

COMPARTILHE ESSE POST

COMENTÁRIOS