Home / Blog /

CONHEÇA UM POUCO SOBRE O HAITI


Negócios Sociais

CONHEÇA UM POUCO SOBRE O HAITI

26 DE SETEMBRO DE 2018

Hoje resolvemos trazer a vocês alguns fatos sobre o Haiti, país que teve sua história marcada por colonização e exploração de recursos naturais, golpes de estado e ditaduras. Foi o primeiro país latino-americano a declarar independência, e por isso orgulha-se de ser a primeira república negra do mundo.

O Haiti fica localizado na América central na Ilha de São Domingos, fazendo divisa apenas com a República Dominicana, contrastando duas realidades muito diferentes, o Haiti um país pobre e politicamente instável e a República Dominicana um país consideravelmente rico. A explicação para isso tem relação desde a época das colonizações da América por países europeus, o Haiti foi colonizado pela França, que tinha como objetivo apenas a exploração do território, dos seus recursos naturais, etc. Já a República Dominicana foi colonizada pela Espanha, os espanhóis criaram uma economia sustentável e um sistema político. As diferentes maneiras de como as colônias foram tratadas, refletem um impacto histórico econômico e social até os dias atuais. Devido à exploração desde a colonização o solo haitiano já não é mais fértil para plantação, hoje em dia apenas 2% do território do Haiti possui cobertura vegetal intacta, e isso pode ser visto nitidamente na fronteira com a República Dominicana, que possui uma vasta área de vegetação. O país também sofre as conseqüências de desastres naturais como terremotos, furacões, enchentes, etc.

Por se tratar de um país caribenho o Haiti conta com praias deslumbrantes, o que poderia ser uma alternativa para fortalecer a frágil economia do mesmo, porém devido à atual situação do país é uma atividade pouco procurada por estrangeiros. Outro fato que também afeta a economia do país, é à falta de oportunidades, muitas pessoas que são formadas e capacitadas deixam o Haiti, em busca de melhores condições de vida.

Por esses motivos a Hevp escolheu o Haiti para seus projetos de impacto social. A nossa cooperativa no Haiti faz parte do nosso modelo de trabalho social, a cooperativa de costura funciona produzindo uniformes e roupas sociais, e o que ela produz gera renda para mesma. Atualmente a Hevp deixou de doar, o foco por enquanto é a geração de renda com o objetivo de fazer com que os beneficiados possam viver sem depender das doações.

- Equipe Hevp

COMPARTILHE ESSE POST

COMENTÁRIOS