Home / Blog /

O CAMINHO PARA UMA PRAIA DESERTA


Viagem

O CAMINHO PARA UMA PRAIA DESERTA

09 DE OUTUBRO DE 2018

Trilha com praia deserta - Volta ao Morro das Aranhas em Florianópolis

Não é a toa que Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia. Praias exuberantes podem ser encontradas em todos os lados da ilha.  Mas para você que gosta de adicionar um pouquinho de aventura aos seus dias de descanso, aqui vai uma dica imperdível: a trilha Volta ao Morro das Aranhas. A trilha tem inicio na Praia do Santinho, que é uma das mais famosas do norte da Ilha de Florianópolis, e por isso atrai milhares de pessoas do mundo inteiro. A trilha conecta as praias do Santinho e de Moçambique. Além da vista panorâmica durante a trilha, uma grande recompensa no final: uma praia deserta!

Como chegar

Se você estiver de carro, pode estacionar no último bolsão de estacionamento da Praia do Santinho. Desça em direção à praia e vire à direita, caminhe em direção ao canto da praia onde fica o Resort Costão do Santinho, já no início você encontrará gravuras rupestres, este é o Sítio Arqueológico do Santinho e o início da trilha.

Sobre a trilha

A trilha é um pouco íngreme, de terra batida com alguns trechos com pedras. Com altitude máxima de 255 m, é possível observar uma bela paisagem da Barra da Lagoa e ainda a Lagoa da Conceição ao sul. Para chegar à praia deserta, Praia Moçambique, siga sempre o costão do morro. A orientação é mediana, há bifurcações em alguns pontos que podem te levar até as casinhas de observação dos pescadores. O percurso exige certo esforço, mas devagar é possível ser realizado por qualquer pessoa. A duração média é de 1,5 h, nós levamos um pouco mais pois além de pararmos para as fotos, estávamos acompanhados de minha sobrinha (11 anos) e de minha mãe. A trilha é muito limpa, isso em partes é mérito dos funcionários do Costão do Santinho Resort (e seu também, pois sei que você leva seu lixo com você e não deixa na trilha, certo?)

Como sair

Quando chegar à Praia Moçambique, encontre o primeiro acesso às dunas (bem próximo ao costão), esta trilha basicamente de areia, te levará até o estacionamento dentro do Costão do Santinho Resort. Nesta parte da trilha já existe sinalização. Uma vez que você está na praia do Moçambique, o retorno pelas dunas é mais fácil e rápido do que o trecho pelo costão.

FICHA TÉCNICA

  • Nome da trilha: Volta ao Morro das Aranhas
  • Localização: Praia do Santinho e Praia Moçambique
  • Horário: É recomendado iniciar a trilha até às 16 h.
  • Distância: 5,7 km
  • Tempo médio total: 3 h
  • Grau de dificuldade: médio
  • Custo: R$0
  • O que levar: muita água e lanche são fundamentais já que não há lanchonetes na praia do Moçambique. Protetor solar, boné e tênis são altamente recomendados.
  • Como chegar: Vindo do centro de Florianópolis, siga em direção ao norte da ilha pela SC 401. Você passará pela Praia dos Ingleses e em seguida a Praia do Santinho.
  • Arquivo kml da trilha (para abrir no Google Earth, por exemplo): AQUI

- Maiza e Antonio - Blog M.A.Way Viagem e Aventura

COMPARTILHE ESSE POST

COMENTÁRIOS